segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Redação sobre desigualdade Social

Comentários

                Rodrigo demonstra ter compreendido a proposta da redação, desenvolvendo o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- -argumentativo. A redação organiza-se em quatro parágrafos. Na  conclusão  (último parágrafo), chama-se a atenção para a necessidade de se repensar as ações governamentais para a melhora da problemática (é sempre convincente culpar o governo).
            Pode-se afirmar que a redação apresenta encadeamento lógico das ideias e demonstra que o participante soube selecionar, relacionar, organizar argumentos em defesa de seu ponto de vista: o tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos selecionados são consistentes e justificam a tese apresentada, a conclusão retoma o que foi exposto ao longo dos parágrafos anteriores e a proposta de intervenção social é adequada à tese defendida. 
             Do ponto de vista da estruturação textual, observa-se que a redação apresenta inúmeros recursos coesivos que garantem continuidade ao texto, revelando que o participante  demonstra domínio dos mecanismos linguísticos necessários à construção de uma dissertação-argumentativa. Identifica-se a utilização de pronomes e de termos ou expressões de base nominal para retomar referentes do contexto anterior .

Correção da redação do Enem

Quer ter a sua redação que você fez no último Enem analisada? Gratuitamente?


Envie-me (escaneada) igualzinho você copiou pra folha de redação e terei o maior prazer em analisar seu desempenho! Não deixe de enviar os seus  dados e a autorização para publicação no blog!
Se quiser ... pode mandar uma foto !!!
OBS: Demoro cerca de duas semanas!!! Mas vale a pena!!!

lorenzaferreira@gmail.com

Abraços,

Lorenza


Gente... 

Estou com muitas redações pendentes e não posso receber nenhuma redação por enquanto!!! Em breve venho aqui e retiro essa parte da postagem!!!

Desculpe!!!

Lorenza

26 comentários:

  1. parabens vc tem grande futuro

    ResponderExcluir
  2. parabens um otimo texto futuro brilhante o seu.

    ResponderExcluir
  3. parabens exelente redação

    ResponderExcluir
  4. adorei usei essa redaçao pra minha prova

    ResponderExcluir
  5. Bom, com relação à estrutura da redação considero eu que ela esta dentro dos padrões, mas acredito que os argumentos utilizados são de pouca relevância, pois eles pertencem ao senso comum, entretanto a construção de um pensamento critico é algo que se constrói com o tempo, assim acredito que com uma melhor tematização poderás ter um grande futuros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Acredito também que a argumentação foi aquela prevista no senso comum, porém essa temática é apresentada como treino e deve-se levar em conta que no Enem não existe a competência criatividade ... vc não ganha nem perde pontos por ser mais criativo ... Pense nisso !

      Excluir
    2. Não existe a competência criatividade, mas existe a competência INOVAÇÂO.

      Excluir
    3. Na verdade, o enem apresenta uma competência na qual pede-se fontes de várias áreas do conhecimento. Ou seja, usar sociólogos, antropólogos, pensadores, geógrafos, etc. Eu, particularmente usaria Milton Santos ("por uma outra realidade"), Bauman (Zygmunt afirma que a mudança perpassa pela crença no potencial humano...usaria essa égide para afirmar que podemos sim ter uma sociedade livre de desigualdades e que para isso basta incluir economicamente as camadas mais baixas da sociedade, uma vez que, estes tem um enorme potencial econômico)

      Excluir
  6. exelente!!!! vc arrazouuu! gostaria de ter um filho assim!!!!
    valeu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb!!! Tive o privilégio de ser sua professora por quase dois anos !! É um menino incrível, um ótimo aluno!! Aproveitando ... hj é seu aniversário!! Tudo de bom!!! Saiba sempre que pode contar comigo !!

      Abraços!!

      Excluir
  7. sou Gilmar pereira, professor de história e diretor de escola do estado do maranhão.
    fiquei muito feliz ao ler essa redação, mostrou uma personalidade de uma pessoa com curso superior, na minha opinião, nós tinhamos que fazer desse garoto um verdadeiro universitário de futuro.
    gostei muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!abraços!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é ... mais uma prova que o Enem deste ano não soube avaliar seus candidatos de forma justa !!! Acredita que ele ficou com 600 na redação? injusto né?

      Que a nota de todas as redações sejam anuladas e corrigidas por quem tem melhor preparo e competência!!!

      Excluir
  8. Parabéns, Q' Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  9. paarabéns, óooootima Redação, Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  10. ótima redaçao!!! parabéns.

    ResponderExcluir
  11. muito bom, mais ficou um pouco dificil de entender as letras..

    AMEIIII O TEXTOOOOO

    ResponderExcluir
  12. parabéns estava ótimo o texto

    ResponderExcluir
  13. Ter obtido a nota 600 no ENEM foi muito ainda!! Isso não era redação pra terceiro ano. Em 2012 fiz o ENEM e tirei 620 com os meus conhecimentos do segundo ano. Cadê o senso crítico? são só esses argumentos ? espero que ele não tenha ficado como mais um filho do senso comum!! tem a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão não nego, mas ainda assim, um paragrafo é desordenado do outro, e eu não sabia que letras voavam no papel... nem se quer triscam na linha!! Desculpe professora, mas acho que você deveria rever seus conceitos, como professora de terceiro ano deveria ser um pouco mais rigorosa e menos bajuladora. Uma boa redação precisa de uma boa gramatica e boa argumentação dos fatos, sem estar no senso comum o minimo possível!! incentive os alunos que produzem realmente uma boa redação. abraços.

    ResponderExcluir
  14. Para quem tirou 620 no Enem você gosta muito de dar opinião.
    No entanto respeito seu palpite. Espero que conheça meu trabalho e a quantidade de alunos com nota máxima que eu tenho.

    Lembre-se, como professora respeito a individualidade de cada aluno meu. Se postei a redação deste, foi seguindo um critério de desenvolvimento aluno-professor que você desconhece.

    De qualquer forma não excluo seu comentário apesar da grosseria, pois gosto é igual "bumbum" cada um tem o seu!

    ResponderExcluir
  15. Na minha opinião este aluno não leu o manual de redação do Enem, pois não seguiu a estrutura exigida pelo mesmo! Dica: Leiam o manual

    ResponderExcluir
  16. achei estranho no 1 paragrafo o dizer:
    "...pobreza que ocorre em lugares menos desenvolvidos..."

    ja viu pobreza em "lugares desenvolvidos" ???
    só se for a pobreza em educação, em tratar os seres bem.

    ResponderExcluir
  17. A redação está ótima porém, a palavra economia está escrito errado

    ResponderExcluir